quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Histórias da Casa Grande

Porquê hoje é  dia de festa ,não vou falar de tristeza .Nem vou contar nenhuma história.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mania de Sinhá

A pessoa paga um salário mínimo para a empregada e ,acha que tem que exigir tudo.
Não senhora ,com este salário você só tem direito ao básico ,digamos trivial .Para ser mais clara ;arroz e feijão

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Mostrando quem manda

Uma coisa irritante é quando você está limpando a casa e a pessoa tem muitos objetos de valor.Você toma todo cuidado mas, a madame pra mostrar quem é que manda solta a clássica frase :cuidado para não quebrar meu vaso ,eu trouxe de ...sei lá onde.Isso deu o maior trabalho para trazer .custou uma fortuna.A vontade que dá é de atirar na cara da infeliz.Aff!

sábado, 26 de dezembro de 2015

Ostentação

Missa Dominical ,os pais vão com as crianças o casal está lá mas,a babá passa o tempo inteiro correndo atrás da criança.Enquanto os pais estão alheios a isso.
Pra quê essa ostentação na igreja,nesse tempo de crise ?

domingo, 20 de dezembro de 2015

A escravidão continua

A Pec das domésticas pode ser comparada à Lei  Áurea ,quando os escravos foram libertos e,jogados à própria sorte .A diferença é só de séculos ,embora com todo desenvolvimento ,muitas  empregadas não podem estudar ,porquê dormem no emprego para  servir o jantar, e no dia seguinte acordar cedo para servir o café dos senhores.
Como estudar se as aulas coincidem com o horário do jantar? a sinhazinha não pode sujar as mãos para tirar o jantar que, a empregada deixaria pronto.Hoje as empregadas mais jovens, podem procurar emprego no comércio,mas e as mais velhas que já não tem mais perspectivas de outro emprego ou ,não sabem fazer outra coisa ? Essa discussão é política e não nossa.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Decepção

Imagina uma pessoa trabalhar todos os Natais ,durante anos a fio sem ganhar um centavo ?
Além das horas normais emendar noite adentro ,ir pra casa na madrugada ,correndo risco ,nunca passar Natal com sua família e no fim ganhar uma lembrancinha.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Escravidão Parte II

Há uma semana uma madame vinha me assediando ,para eu trabalhar pra ela conversamos por telefone sobre salário ,rotina da casa mas o horário ficou pendente.Ontem mais uma vez ela me ligou querendo que eu dormisse no emprego, eu heim? Até hoje tem patroa contratando empregada para dormir no emprego.
Eu disse nãooooooooo
Dormir no emprego nos dias de hoje é trabalho escravo ,a menos que seja cuidador de pessoas acamadas ,ou com dificuldade de locomoção.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Fingindo que nada aconteceu

Nada mudou ,já devo ter falado alguma coisa parecida aqui,mas é angustiante perceber que ,mesmo com a lei as patroas fecham os olhos.Não pagam hora extra dispõe da vida da empregada ,pede para tirar o jantar a hora que bem quer.
No príncipio pareceu legal ter a lei a nosso favor,ledo engano,mesmo que a empregada denuncie não há como provar,nenhum porteiro vai testemunhar  contra o morador,sabendo que logo será demitido. Tem patroa até ameaçando alegar justa causa para a empregada ufa!A única coisa que está sendo cumprida por algumas é a hora de almoço.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Coração mole

Continuamos escravas
Parece muito simples sair de um emprego largar tudo ,dar as costas  #sqn.
As empregadas tem mais vinculos com os patrões do que o contrário,elas sabem que se cometer qualquer atitude, por mais boba que seja, o patrão vai dá-lhe um chute sem dó .Mas mesmo assim muitas não tem coragem de acionar a justiça,
Uma amiga trabalha numa casa há 22 anos dorme no emprego,a patroa não assina a carteira nem a pau ,e faz questão de dizer isso sem cerimônia.A empregada está indo embora sem direito a nada nem pela consideração ,estou indignada .Ela foi aconselhada por um advogado a sair e entrar na justiça, exigindo os direitos mas ela fica com pena da criatura .Ora faça-me o favor.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Porquê eles também são domésticos

Mais história de porteiro:Está chegando o Natal época de os pobres dos porteiros ganharem panetone Ôh Ôh Ôh.Panetone esse que já foi rejeitado e está sendo repassado, repassando.........

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Histórias e mais histórias

Hoje estive no Sindicato das Empregadas Domésticas,.durante o período que fiquei na sala de espera ,que durou aproximadamente uma hora se ouvia as mesmas queixas.
Todas estavam lá pelos mesmos motivos,descumprimento das leis por parte das patroas.Hora extra interminável,trabalho noturno sem adicional, vai dar muito trabalho .Uma coisa eu percebi ,o sindicato não está preparado para atender a demanda.
A escravidão começou agora.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

História de porteiros

Outra história de porteiro,Num desses Natais, uma moradora deu de presente para o porteiro de seu prédio uma garrafa de suco de uva,com a desculpa que ele é diabético não pode tomar vinho.
Chamou o porteiro de burro,achando que ele não sabe que vinho traz benefícios ,ele conta isso no maior deboche.A infeliz é pão duro e não admite,que desculpa exdruxúla.